Em tantas idas e vindas em companhia do seu Nico, lembro como se fosse hoje de um final de tarde aonde íamos, em um Fusca, - minha mãe, meus três irmãos mais velhos e eu – passar o final de semana na Fazenda São João para acompanhar a colheita da soja. Logo que saímos da estrada principal de Campos Novos rumando ao Espinílho, nos deparamos com uma bela colheitadeira amarela na lavoura e uma caminhonete em suas proximidades. Ao parar o carro meu pai indicou que lá estava seu Raul, com quem teria que falar.
Como nossa colheitadeira era vermelha, fiquei ansioso para conhecer o tal Raul, mesmo porque havia uma pintura com dizeres na lateral de sua máquina que me chamava a atenção - Granja Furlan. A conversa entre eles demorou um pouco, lá estavam a Nadja e o Raulzinho, eu aproveitei a parada para a bagunça nos campos colhidos e quando seguimos viagem meu pai exclamou: Este homem é gente séria!
Passou o tempo e quisera o destino que Seu Raul me colocasse na vida pública. Filiou-me no PMDB, me incentivou e apoiou fielmente nas minhas três disputas eleitorais, colocou-me em contato com as principais lideranças do nosso Partido no Estado e demonstrou-me com sua participação nas gestões administrativas que exerceu o verdadeiro espírito de um homem público.
Como Vereador e Prefeito de Joaçaba, suas ações passam desde o início das tratativas para implantação do sistema de esgoto sanitário, a escrituração da doação do terreno da FUOC, hoje UNOESC, a construção da Rodoviária, do Hemocentro, do Distrito Industrial, a instituição do Fundo Municipal de Saúde e tantos legados até a elaboração com a comunidade e aprovação do Plano Diretor de Joaçaba, pois entende que o povo deve ter voz ativa na administração municipal. Como Presidente da CIDASC, teve a gestão marcada pela conquista do atestado de território livre de febre aftosa sem vacinação, enfim, eu poderia enaltecer sua participação em tantas esferas e funções de governo que engrandecem nosso partido, nossa militância, seus familiares e amigos.
Os que desfrutam mais intimamente da convivência com Seu Raul, sabem que é um político sem ambições, pai de família com atuação humanitária silenciosa em atos de solidariedade e defesa dos que sofrem desamparados com os dissabores da vida, um administrador que modernizou a gestão de Joaçaba e um líder partidário, um verdadeiro comandante que, enfrentando tempestades de todo tipo, fixou um rumo para a navegação política do PMDB em nossa região.
Mais de duas décadas depois, reflito profundamente sobre as palavras de meu pai, que hoje me soam com um tom de imensa saudade, mas as quais perfeitamente entendo a essência do seu dizer: Raul Furlan, gente séria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário