quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Iniciam os estudos para o licenciamento ambiental das obras do Aeroporto Santa Terezinha


            Mais um passo está sendo dado para a concretização da ampliação do Aeroporto Santa Terezinha. Nessa terça-feira (15) iniciaram os estudos para o licenciamento ambiental da obra através da empresa Topocart, contratada pelo Banco do Brasil. Após a liberação do licenciamento, o próximo passo é a licitação.
            O trabalho à campo, que conta com dois engenheiros florestais e um ambiental, durará cerca de uma semana e envolverá a observação de questões florestais, interferências como nascentes, temas socioeconômicos e aspectos físicos como geologia, solo e geomorfologia. A finalização dos relatórios deve ser entregue em três meses, aproximadamente.
            “Mais um passo que se cumpre entre todas as etapas necessárias para a ampliação do aeroporto. Depois de concluídos os estudos ambientais a obra já poderá ser licitada pelo Banco do Brasil e assim que tivermos a conclusão desses estudos irei para Brasília com o prefeito Rafael e o deputado Jorginho Mello para que a gente acompanhe a tramitação final, lembrando que o nosso aeroporto é o único de Santa Catarina que já está nessa fase”, explica o vice-prefeito, Marcos Weiss, que cuida do projeto do aeroporto por designação do prefeito, Rafael Laske.
                As desapropriações estão em fase de tratativas e para isso não haverá dificuldades. “Cada dia eu acredito mais que nós temos a condição de operar com aviões de grande porte e o que me deixa confiante é que os prazos estão sendo cumpridos rigorosamente pelo Banco do Brasil”, salienta Marcos.
Ainda de acordo com um encontro realizado com a Fatma, em julho deste ano, o aeroporto de Joaçaba é prioridade para o Governo do Estado. “O governador Raimundo Colombo pediu à Fatma que cumpra as análises no menor tempo possível, mas sempre dentro da legislação. Com o seguimento dos trabalhos, os estudos ambientais deverão ser apresentados à promotora Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro, para que o ministério público acompanhe todo o licenciamento, bem como toda a execução da obra”, finaliza Marcos.
O valor estimado para as obras do aeroporto é de R$ 67,5 milhões. Dentre as principais ações estão o novo terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, seção de contra incêndios, pátio de aeronaves e operação por instrumento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário